Tipos de Anúncios
Uma página de pesquisa de anúncios é dividida em duas secções, uma para Anúncios em Destaque e outra para Anúncios Orgânicos.
No topo de cada página, pode encontrar (dependendo da categoria e do país) uma secção com um número de Anúncios em Destaque. Nesta secção, os anúncios são selecionados de forma aleatória.
As restantes opções de ordenação aplicam-se aos Anúncios orgânicos:
Opção de ordenação por defeito: Mais Recentes
Os Anúncios Orgânicos são, por defeito, classificados pela data mais recente entre a Data de Criação (data em que o anúncio foi criado), a data de atualização Para o Topo (data em que a atualização do destaque pago foi aplicada) e a Data de Republicação (data em que um anúncio expirado é novamente publicado).
Esta data é calculada por milissegundos. No caso de dois anúncios serem indexados no mesmo milissegundo (não é possível dada a infraestrutura atual), será feita uma ordenação aleatória.
Ordenações Opcionais: Recomendados (Disponível apenas no Android e iOS)
Classificação por aprendizagem (LTR) é uma classe de técnicas que aplicam a aprendizagem automática (ML) para resolver problemas de classificação. Para cada consulta de pesquisa, encontramos um número de Anúncios e depois apresentamos os Anúncios ordenados numa lista (um por baixo do outro). Estes Anúncios podem ser encontrados porque existe uma coincidência entre as consultas pesquisadas e as palavras no título, atributos e/ou descrição. Para os ordenar, corremos um algoritmo de aprendizagem automática para pontuar a relevância de cada anúncio em relação à consulta. Quanto maior for a pontuação maior é a probabilidade de o pesquisador estar interessado na mesma.
Esta metodologia de classificação afeta apenas os anúncios não caracterizados (exceto para os anúncios Para o Topo) e classifica-os novamente nas posições livres não atribuídas aos anúncios em destaque e à publicidade de terceiros. Para calcular esta pontuação de relevância, são considerados os seguintes atributos que afetam positiva ou negativamente a pontuação final obtida:
- Similaridade de texto entre a pesquisa escolhida e o título
- O anúncio pertence às categorias relevantes
- A distância entre o local (selecionado pelo comprador) e o Produto
- Se o produto é novo ou usado
- Se os pacotes Para o Topo foi aplicado e quando
- Se o vendedor é uma empresa ou particular
- A atualização (ou seja, a última data de atualização ou a data de Para o Topo) do anúncio
- A data de criação do anúncio
Dependendo da categoria, diferentes atributos podem contribuir para aumentar ou diminuir a pontuação final.
Preço Ascendente ou Descendente
Os anúncios são classificados dos mais baratos para os mais caros (e vice-versa).
No caso de 2 ou mais anúncios terem o mesmo preço, irão mais para o topo como segundo critério.
Classificação nas Expansões
Quando a pesquisa não gera resultados ou o fim do conjunto de resultados é atingido, em alguns casos criamos expansões. A opção de ordenação aplica-se às expansões e os resultados estarão ordenados da mesma forma excepto por Recomendação, ou seja, ordenados por Mais Recentes. Antes de começar a expansão, um sinal alerta os utilizadores, que estão a pesquisar com um critério diferente.
As expansões seguem um destes critérios:
Expansão sinónima: Pesquisa também por sinónimos da consulta original e retorna resultados. Exemplo: Frigorífico é sinónimo de Refrigerador.
Distância: Depois de todos os resultados na área selecionada, mostramos os resultados em outras áreas.
Expansão de categoria: No caso de detetarmos que a categoria mais relevante para a consulta é uma categoria diferente, procuramos os resultados nessa categoria. Por exemplo, se pesquisarmos por Iphone na categoria Carros, também mostraremos anúncios sobre artigos Iphone na categoria de Telemóveis.