Tipos de anúncios
A página dos resultados de pesquisa inclui dois tipos de anúncios:
- Anúncios Top. São anúncios que os vendedores pagam para promover com o destaque "Top de Anúncios".
- Anúncios Orgânicos. Estes incluem:
- Anúncios que os vendedores pagam para promover com o destaque "Para o Topo".
- Anúncios que não são promovidos com nenhum destaque.
Existe um número fixo de espaços na nossa página de resultados de pesquisa para anúncios Top e anúncios Orgânicos. Na maioria das vezes, existem 3 anúncios Top por cada 10 anúncios Orgânicos.
Existem milhares de anúncios Top no OLX todos os dias, portanto algumas escolhas têm de ser feitas. O nosso algoritmo:
O nosso algoritmo começa por identificar os anúncios que correspondem ao teu termo de pesquisa e, a seguir, ordena os resultados de pesquisa. O algoritmo considera duas coisas para determinar quais os anúncios Top mais relevantes:
- Analisa a semelhança entre o teu termo de pesquisa e o título e os parâmetros (localização, categoria, tamanho, cor, etc.) de um anúncio. P. ex., se pesquisares por "camisa vermelha" e um anúncio tiver "camisa vermelha" no título, e/ou "vermelho" no parâmetro "Cor", esse anúncio ficará posicionado mais acima nos resultados da pesquisa do que um anúncio que não tenha essas palavras.
- Prevê qual a categoria que melhor corresponde ao teu termo de pesquisa. P. ex., se um utilizador pesquisar por "máquina de lavar roupa", o nosso algoritmo vai prever que estás à procura de um anúncio na categoria "Electrodomésticos". O algoritmo também te vai mostrar anúncios Top na categoria "Reparações Electrodomésticos", mas estes ficarão numa posição inferior.
Se um anúncio Top for selecionado pelo nosso algoritmo, existe a possibilidade de o veres duas vezes: como um anúncio Top numa página e como um anúncio Orgânico noutra página (ou numa posição mais abaixo, no caso das nossas aplicações móveis).
Se um anúncio Top não for selecionado pelo nosso algoritmo, poderás continuar a vê-lo num espaço reservado a um anúncio Orgânico.
Tipos de ordenação
Podes ordenar anúncios Orgânicos de 4 formas diferentes:
Recomendados (selecionado por defeito)
Este tipo de ordenação utiliza o nosso algoritmo de inteligência artificial e uma metodologia de posicionamento para mostrar os anúncios que são relevantes para a tua pesquisa. Sempre que fizeres uma pesquisa, este algoritmo irá:
- Encontrar um conjunto de anúncios e identificar ligações entre as keywords que incluis na tua pesquisa e as keywords no título, parâmetros e descrição dos anúncios
- Pontuar os anúncios com base na relevância que têm para a tua pesquisa
- Posicionar e ordenar os anúncios numa lista, um abaixo do outro
Estes são alguns dos critérios que o nosso algoritmo toma em consideração para calcular a pontuação de relevância:
- Semelhança entre aquilo que escreves na pesquisa e o que está escrito no título e na descrição do anúncio
- Interações anteriores de outros utilizadores com o anúncio
- Data em que o anúncio foi criado
- Data em que o destaque "Para o Topo" foi aplicado ao anúncio
- Se o anúncio pertence a uma categoria relevante para a pesquisa (no caso de não selecionares uma categoria)
- Distância entre a localização que selecionas e a localização no anúncio
- Estado do artigo (novo ou usado)
- Tipo de vendedor (empresa ou particular)
Consoante a categoria em que fazes a pesquisa, diferentes critérios podem contribuir para aumentar ou diminuir a pontuação final da relevância.
Quanto mais alta a pontuação da relevância > mais relevante é o anúncio para a tua pesquisa > maior a probabilidade de teres interesse pelo anúncio > o anúncio aparece mais alto nos resultados de pesquisa.
Esta metodologia de posicionamento afeta apenas os anúncios Orgânicos e insere-os em espaços que não são reservados a anúncios Top e anúncios publicitários.
O mais recente
Com este tipo de ordenação, podes ordenar os anúncios pela data de publicação mais recente no OLX. Isto pode ser influenciado pela:
- Data em que o anúncio foi criado
- Data em que o destaque "Para o Topo" foi aplicado ao anúncio
- Data em que o anúncio foi reativado depois de expirar
- Data em que o anúncio foi prolongado ou automaticamente prolongado
Todas estas datas são calculadas até ao milésimo de segundo.
Mais barato e Mais caro
Com estes dois tipos de ordenação, podes ordenar os anúncios do mais barato ao mais caro e vice-versa. Se dois ou mais anúncios têm exatamente o mesmo preço, os mais recentes são exibidos primeiro.
Em algumas categorias, este tipo de ordenação poderá não estar disponível ou ter algumas diferenças. Por exemplo, na categoria Emprego, poderá ser possível ordenar os resultados pela oferta salarial.
Extensões de pesquisa
Quando a pesquisa não gera nenhum resultado ou quando é alcançado o fim dos resultados, por vezes aplicamos o que chamamos de "extensões de pesquisa". Temos vários tipos de extensões:
- Sinónimos: Procuramos por sinónimos da palavra pesquisada. Por exemplo, se pesquisares por "playstation", também te vamos mostrar resultados para "ps4".
- Distância: Depois de exibirmos todos os resultados na localização que selecionaste, também mostramos resultados noutras localizações.
- Categoria: Se a pesquisa é mais relevante numa categoria diferente da categoria selecionada, também procuramos por resultados nessa categoria. Por exemplo, se pesquisares por "iPhone" na categoria Carros, também te vamos mostrar resultados para "iPhone" na categoria Telemóveis.
- Corretor ortográfico: Se existir alguma palavra com um erro ortográfico na pesquisa, tentaremos corrigi-lo e mostrar resultados para a palavra correta. Por exemplo, se pesquisares por "playstatien", vamos mostrar-te resultados para "playstation".
- Último recurso: Quando todas as outras extensões falharem, mostramos-te anúncios que não são relevantes para a tua pesquisa, mas que estão relacionados com anúncios que viste no passado.
Quando alargamos os resultados, informamos-te sempre que alterámos os critérios da pesquisa com uma faixa deste género:
As regras de ordenação explicadas acima também se aplicam às nossas extensões de pesquisa. A única exceção é a "Distância". Neste caso, os anúncios são ordenados pela proximidade da sua localização em comparação com a localização que selecionaste.
Comentários
0 comentário
Por favor, entrar para comentar.