Em que podemos ajudar?

Anunciar e Vender

Em que podemos ajudar?

Our site is currently down for maintenance.

Como despistar que se trata de uma "carta nigeriana"?

Recebeu um contacto do OLX mas o texto parece-lhe suspeito?

Saiba como despistar se um contacto que recebeu se trata do famoso esquema da "carta nigeriana". As "cartas nigerianas" pretendem induzi-lo a enviar dinheiro ou bens para fora de Portugal. Para sua proteção, recomendamos que não considere esse tipo de negociação, posto que na maioria dos casos que são tentativas de negócio fraudulentas.

Tenha em atenção se:

- As mensagens são escritas num português pouco correcto e mal traduzido.
- Ao serem mensagens tipo, usam expressões como "mercadoria" ou "produto" sem especificar o produto que está a vender.
- As mensagens são geralmente enviadas a partir de endereços de email gratuitos, como o Yahoo, Gmail e Hotmail.
- As mensagens, oferecem mais dinheiro do que indicado no anúncio, de modo a mascarar a boa fé do comprador.
- O comprador prefere efectuar o pagamento por cheque ou de forma eléctronica tipo Moneygram, justificando que a transferência está bloqueada por falta de pagamento de uma taxa (alfândega, transporte, etc.). Para efectuar o pagamento dessa taxa é necessário enviar o pagamento de XX€ por Wester Union para a conta YYYY.
- O comprador envia normalmente uma falsa confirmação de pagamento para dar a entender que o dinheiro será depositado na conta do vendedor em poucos dias, desculpando o atraso no recebimento com a morosidade das transferências internacionais.

 Se depois de ler esta descrição ainda tem dúvida sobre se é ou não de uma tentativa de compra legítima contacte-nos através do formulário de contacto