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Normas de boa conduta no OLX

 

 Num site com a dimensão do OLX é necessário que existam regras de conduta bem definidas para que os negócios sejam efectuados com sucesso e sem problemas.

É obrigação de todos os utilizadores registados no site conhecer e respeitar os Termos e Condições que são de leitura obrigatória no momento de criação do registo e estão, permanentemente, disponíveis para consulta em caso de necessidade.

Recordamos que a prestação do serviço OLX está dependente da total aceitação destas condições, pelo que quem não concordar com as mesmas não poderá usar o serviço.

Todo e qualquer utilizador que  pratique acções que vão contra estas normas ou indicações da nossa equipa poderá ser suspenso de forma definitiva.

Tal como indicado nas condições de serviço, o OLX não tem acesso aos artigos colocados à venda nem se envolve ou participa na transacção efectiva entre comprador e vendedor. Por isso, o OLX não garante a qualidade, segurança ou legalidade dos artigos colocados no portal, a veracidade ou exactidão dos anúncios, a capacidade dos vendedores para vender artigos ou a capacidade dos compradores para comprar artigos, nem pode garantir que compradores e vendedores completem as transacções.

Apesar de não ter uma intervenção directa nas transacções, o OLX não pactua com qualquer acção praticada pelos utilizadores que demonstrem má-fé ou intenção fraudulenta.

Todos os casos reportados ou detectados pela nossa equipa são devidamente analisados e são tomadas as medidas definidas pela política interna para cada caso. 

Exemplos de situações que podem levar à suspensão do registo:

  • Solicitar o envio à cobrança sabendo antecipadamente que não irá efectuar o pagamento do artigo;
     
  • Envio de comprovativos de pagamentos falsos;
     
  • Fornecer uma forma pagamento com o sentido de lesar outro utilizador;
     
  • Envio através do sistema interno de mensagens do site de mensagens publicitárias e não relacionadas com o negócio assim como mensagens de carácter violento, provocativo, ofensivo, racista ou susceptível de violar a privacidade ou direitos de terceiros;
     
  • Colocar à venda artigos que não dispõe;
     
  • Não demonstrar interesse no esclarecimento de questões relacionada com o artigo vendido, não respondendo ao comprador ou adiando a resolução da situação;
     
  • Recolocação de artigos de venda proibida depois de ter sido avisado para essa situação pela nossa equipa;
     
  • Recolocação de negócios que desrespeitem as regras de listagens (fora de categoria, repetidos, com contactos, preços falsos) depois de ter sido avisado para essa situação pela nossa equipa;
     
  • Desrespeito directo a qualquer indicação da nossa equipa.


O OLX recomenda que todos os utilizadores que se sintam lesados pela má conduta de outro utilizador nos reportem a situação e / ou apresentem uma queixa formal nas entidades competentes no sentido de recuperar dinheiro ou artigos enviados e não pagos.

Basta que reporte o sucedido e as informações de que dispõe (NIB da conta para onde transferiu o dinheiro ou morada para a qual enviou o artigo), bem como o endereço do site (www.OLX.pt) e o número de identificação do anúncio de comprou ou vendeu, para que as autoridades nos possam solicitar os dados necessários para o esclarecimento da situação.